A Cooperativa

Institucional

A cooperação está no DNA da Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda - CAAL, pois sua história começa antes de sua fundação, a partir da iniciativa pioneira de um grupo de produtores que acreditavam na força do cooperativismo e na sua capacidade em construir uma relação mais justa e humana entre o produtor rural e o mercado.

A Cooperativa prosperou muito desde seu surgimento, cumprindo o seu papel social na comunidade, mas principalmente dando atenção ao seu associado, construindo uma estrutura que a posicionou como uma das principais cooperativas de arroz do cenário nacional.

 Sempre focada na melhoria de qualidade de vida de seus associados, cuidado com o meio ambiente, no fortalecimento econômico da região onde atua e à satisfação dos consumidores de seus produtos e serviços, hoje a CAAL representa os interesses de uma grande rede de cooperação.

 No rastro do seu desenvolvimento, a CAAL empreendeu uma trajetória que mescla pioneirismo e vanguarda, com importantes realizações e conquistas, cujos benefícios são percebidos em Alegrete e municípios vizinhos.

 A CAAL tem direcionado seus esforços para a consolidação de sua real vocação, que é o agronegócio e as atividades atreladas e este segmento econômico. Com o foco na sustentabilidade à produção agrícola, a CAAL reestruturou suas atividades focando sua atuação nas áreas afins de sua vocação, dirigindo seus esforços na difusão de alternativas, introdução de novas tecnologias, comercialização de bens de produção, insumos e prestação de serviços, com a finalidade de proporcionar segurança e tranquilidade a uma grande rede de produtores.

A História

  • O começo


    A história da Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda. começa antes de sua fundação, pois é fruto de uma trajetória cooperativista que remonta aos meados do século 20.

  • Assembleia


    Em 20 de dezembro de 1948, um grupo de produtores visionários realizou a primeira assembleia com o objetivo de fundar uma cooperativa. Surgiu assim, o embrião do cooperativismo alegretense.

  • Fundação


    Em 1949 é fundada a Cooperativa Arrozeira Alegretense. Algum tempo depois a Arrozeira Alegretense uniu-se à Cooperativa Orizícola Progresso que já havia incorporado a Cooperativa Tritícola. Dessa união, é constituída, então a CAAL que teve sua fundação no dia 3 de dezembro de 1977.

  • CAAL Cooperativa Agroindustrial LTDA


    Em 1999 a CAAL incorporou a Cooperativa Rizícola Santa Terezinha tornando-se a única cooperativa de arroz do município de Alegrete.

Diretoria e Conselheiros

Diretoria
Presidente

José Alberto Pacheco Ramos

Vice-Presidente

Antônio Roberto Mendes Dalcin

Membros Efetivos do Conselho Administrativo:

1. Fausto Bento Pires

2. Onir Pedro Possebon

3. Veldon Tadeu Osvald Lucas

4. Joãozinho Arlindo Bortolin

5. Eduardo Rossi

6. Luiz Plastina Gomes

7. Geovano Parcianello

Membros Suplentes do Conselho Administrativo:

1. Rubem Luiz de David

2. Fernando Segabinazzi

3. Marcelo Lírio Hitz

4. Paulo César Ferreira Fleck

5. Dinosani Parcianello

Membros Efetivo do Conselho Fiscal:

1. Gustavo Segabinazzi Calovi

2. Bolivar Dorneles Souza

3. Fábio de Paula Noetzold

Membros Suplentes do Conselho Fiscal:

1. Henrique Osório Dorneles

2. José Luiz Marchesan

3. Diego Dorneles da Silveira

CAAL e a Comunidade

O papel da CAAL vai além de suas atividades empresariais, pois a cadeia produtiva gerada pela cooperativa envolve cerca de 10 mil pessoas que dependem das atividades mantidas pelas suas Unidades de Negócio e pelos produtores que labutam de sol a sol nas lavouras.

A CAAL mantém estreito relacionamento com a comunidade alegretense, participando das decisões coletivas em diversas entidades locais, além de apoiar atividades culturais, esportivas, sociais e beneficentes do município.

O recolhimento de impostos gerados pela CAAL também são importantes para o município, contribuindo com cerca de 20% da arrecadação tributária de Alegrete. Em um município dependente da agropecuária, estes impostos gerados são de vital importância para o poder público oferecer saúde, educação e infraestrutura para a população local.

Focada no agronegócio, sabedora da sua responsabilidade social e ambiental, a CAAL acredita na força da cooperação para manter a tradição cooperativista em Alegrete e a trajetória de sucesso que vem contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da comunidade local.

Unidades de Apoio

As Unidades de Controladoria e Recursos Humanos atuam como suporte para as atividades de Negócios da cooperativa.

A Controladoria é formada pelos setores de Contabilidade, Contas a Pagar/Receber, Informática e Crédito e Cadastro. 

A unidade de Recursos Humanos é composta pelos setores Segurança Patrimonial e Pessoal, Rotinas Trabalhistas, Relações Humanas, Refeitório e Serviços Gerais da Administração.

As unidades de apoio localizam-se na sede administrativa, com endereço na Rodovia BR 290, km 583.

CAAL Marcas

Além de produzir para Marcas Próprias de terceiros, a CAAL comercializa produtos que são industrializados  pela cooperativa.  No produto arroz, a CAAL possui as marcas CAAL Tipo 1, Alegre Tipo 1, Saboroso Parboilizado, Saboroso Tipo 1, 2, 3 e CAAL Seleção, que é um arroz “Premium” produzido exclusivamente com grãos selecionados das variedades 409 e 417 que garantem maior rendimento de panela.

Arroz Saboroso CAAL Tipo1 1kg, 2kg e 5kg

Arroz Saboroso CAAL Tipo1 1kg, 2kg e 5kg

Arroz Saboroso CAAL Tipo2 1kg e 5kg

Arroz Saboroso CAAL Tipo2 1kg e 5kg

Arroz Saboroso CAAL Tipo3 1kg e 5kg

Arroz Saboroso CAAL Tipo3 1kg e 5kg

Arroz Saboroso CAAL Parboilizado 1kg e 5kg

Arroz Saboroso CAAL Parboilizado 1kg e 5kg

Arroz Saboroso CAAL Integral 1kg e 5kg

Arroz Saboroso CAAL Integral 1kg e 5kg

Arroz CAAL Tipo1 5kg

Arroz CAAL Tipo1 5kg

Arroz Alegre Tipo1 1kg, 2kg e 5kg

Arroz Alegre Tipo1 1kg, 2kg e 5kg

Arroz Saboroso Premium 2kg e 5kg

Arroz Saboroso Premium 2kg e 5kg