Comitiva da CAAL realiza missão técnica no Paraguai para fortalecer produção arrozeira
Comitiva da CAAL realiza missão técnica no Paraguai para fortalecer produção arrozeira
Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, a CAAL esteve representada em uma importante missão técnica no Paraguai. Participaram da viagem o Diretor-Presidente José Alberto Pacheco Ramos, o Vice-Presidente Eduardo Rossi, o Gerente de Indústria Luís Carlos Figueira e o Gerente de Insumos Felipe André Dilly.
O objetivo da comitiva foi conhecer de perto o mercado local, bem como os processos de produção e beneficiamento de arroz desenvolvidos por empresas de referência no país vizinho. Foram visitadas as instalações dos grupos Villa Oliva Rice S.A. e Eladia S.A., na cidade de Villa Oliva, e o grupo ARROSUR, em Carmen del Paraná.
Durante a visita, o Eng. Agrônomo e Diretor-Proprietário da ARROSUR, Oscar Ramirez, destacou fatores que tornam o Paraguai competitivo na produção de arroz: menor custo de insumos e energia elétrica, disponibilidade de mão de obra, incentivos governamentais com crédito a juros reduzidos, baixa carga tributária e maior flexibilidade nas legislações ambientais.
A missão foi realizada em parceria com a Pró Terra, tradicional parceira da CAAL, representada pelos diretores-proprietários Frederico e Roberto Bedinote dos Santos e pelo Gerente Vitor Dalenogare. Também integrou a comitiva o Gerente de Vendas do Bühler Group para o Cone Sul, Danilo Alves, representando este parceiro estratégico que oferece tecnologia de ponta para o beneficiamento de grãos.
A produção de arroz no Paraguai tem crescido significativamente. Na safra 2024/2025, o país alcançou um recorde de 1,4 milhão de toneladas, com previsão de exportar entre 600 mil e 800 mil toneladas para o Brasil neste ano.
Com essa iniciativa, a CAAL reafirma seu compromisso em buscar soluções inovadoras e estratégicas para fortalecer a produção de arroz, garantindo mais competitividade, liquidez e geração de valor aos cooperados e produtores parceiros.