Unidades de negócio

Usina Termoelétrica CAAL

Desde a sua fundação e baseada em sua vocação para o agronegócio, a CAAL tem pautado o seu crescimento em ações sustentáveis. A partir desta premissa, e guiada por um projeto muito bem elaborado, a CAAL construiu a sua Usina Termoelétrica, com capacidade nominal instalada de 3,8 Megawatts. A energia gerada pela Usina pode ser comparada ao suprimento de uma cidade de 40 mil habitantes, e retiradas do meio ambiente 45 mil toneladas de carbono anualmente, equiparando à redução de gases do efeito estufa emitidos por cerca de 38 mil carros por ano.

 A UsinaTermoelétrica da CAAL conta com um eficiente sistema de filtragem formado por um conjunto de 490 mangas filtrantes que controla e retém a emissão de gases e particulados resultantes da queima de casca de arroz.  

A operação da Usina é toda automatizada, proporcionando total segurança aos operadores e garantindo um fornecimento de energia de qualidade para a planta industrial da CAAL, que se tornou autosuficiente na produção de eletricidade, oportunizando considerável economia mensal.

 A energia excedente gerada pela Usina Termoelétrica CAAL será disponibilizada no Sistema Nacional para comercialização. 

Os resíduos resultantes da queima da casca, ou sejam, as cinzas, estão sendo utilizadas para recuperação de solo degradado, gerando assim mais um benefício ao meio ambiente.

imagens